sábado, 1 de agosto de 2009

Critica Aparente


Pense...Reflita...o que você vê nessa imagem?
Fotógrafa: S.B Modelo: L.B



Importante: foto tirada por volta das 19:00 ás 20:00, não houve nenhum tipo de intervenção (photoshop) quanto ao seu tamanho, iluminosidade ou personagem.
Câmera: Sony 13.6


A arte não é só retratada a partir de uma realidade, mas também da realidade do ponto de vista do artista! S.B


12 comentários:

  1. A imagem é interessante, apesar de alguns problemas de enquadramento que deixariam a foto mais leve. Como por exemplo se a janela estivesse mais centralizada na foto, trazendo o olhar do leitor para todo o campo, mostrar um pouco do céu também seria interessante, tornaria a foto ainda mais lúdica. A foto em si, traz ao apreciador um misto de solidão e reflexão. No que estaria pensando o rapaz? O que eu pensaria se estivesse na posição dele? Quais as reflexões sobre a vida ele deve estar fazendo? Uma foto é muito mais do que uma imagem, ela deve expressar a cada pessoa uma sensação diferente e única.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho tanta certeza quanto à pessoa sentada na janela. Me parece um processo de estranhento ou distanciamento, mas não como no sentido de que a pessoa tenha feito algo errado - que ela considere errado, de fato - mas como se essa pessoa estivesse tramando um estratagema, esperando a hora certa de sair e colocar em prática aquilo que vinha tramando até então. A árvore no canto da foto indica que o chão está pode estar próximo, então esta pessoa poderia facilmente fugir ou sair do prédio sem ser vista. No entanto, ela está na janela, e, portanto, não tem medo de ser observada, ou mesmo, seriam justamente estes os seus objetivos, ser olhada, analisada, observarda por um voyer do prédio vizinho. (Nós não sabemos o que há em torno do prédio, mas isto não é relevante),
    A austeridade da fachada externa iluminada por cores azuladas parece indicar uma fonte remota de luminosidade, como a lua.
    Fugiram-me os elementos mais claros para traçar uma conclusão minimamente concreta sobre a contrução estética da obra.
    É passível de perguntar-se qual é a construção social - o ser em seu movimento histórico - que encontramos na janela. Quem é esta pessoa? O que ela pensa? A luz de que visão de mundo seus pensamentos são construídos? Sobre o que trata o seu estratagema?

    ResponderExcluir
  3. nossa.. q foto dahora.. do meu ponto d vista ta boa.. msm pq deu trabalho neh.. mas da pra viajar um monte nela.. o q sera q essa pessoa ta pensando?? o q se passa na cabeça dela.. ta la d boa.. na janela.. em cima do morro..
    provavelmente refletindo sobre a vida..

    ou sera q ele ta assistindo TV.. e curte ficar na janela..
    ou ainda.. ele curte a paisagem q tem na janela.. e senta la d boa. pra curtir.. ainda mais a noite. .q eh mto mais bunito de se ver..

    ahahah sei la.. vou ficar louco..

    ResponderExcluir
  4. Ele pode ser suicida,ou apenas esta lá para admirar ou pensar em alguma coisa particular.Simplesmente pego em um momento inesperado ou tudo combinado!

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante...a cor azul ficou maravilhosa e com essa luz ao fundo completou a beleza da imagem...Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. a expressão da mão dele se segurando foi o que me chamou mais atenção, me lembra as musica "devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer, devia ter aceitado a vida como ela é, devia ter me importado menos com problemas pequenos ter morrido de amor**"

    ResponderExcluir
  7. Sensações: reflexão, isolamento, distância, frio, vazio.

    Muito boa foto.

    Sobre o que você escreveu sobre a realidade da imagem, no final do seu texto... achei muito legal. PArece ter influência de Boris Kossoi. Se não o leu ainda, leia realidades e ficções da trama fotográfica. =)

    Beijo e parabéns. Keep rocking.

    Ricardo Lisboa.

    ResponderExcluir
  8. ele esta fazendo escolhas...e o barulho do tempo não é triste embora escuro. Existe luz na parte mais segura e mais sólida...porém, como diz Barthes na A camara clara a fotografia é desprovida de futuro e diz tb "o que a fotografia reproduz ao infinito só ocorre uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente".
    "...é o particular absoluto..."

    beijos minha flor, espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  9. Esta foto me passa a imagem de alguém que está indeciso..está mergulhando em suas próprias dúvidas e incertezas;refletindo...e mesmo que haja algum momento com sombras,a luz está à sua volta(esta mesma luz pode ser a conexão com o Divino.)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. é muito interresante só cuide melhor o enquadramento mas faz pensar no imaginario o que onde coisas assim bem legal continue

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, parece simplismente estar curtindo a paisagem, ou qm sabe visualizando o céu..
    ta perfeita essa foto!!

    ResponderExcluir